Paula Aoki | Fonoaudióloga

SOBRE NÓS

ATENDIMENTOS

Atuo com avaliação, diagnóstico, orientação e terapia de diferentes patologias fonoaudiológicas presentes em adultos como voz,motricidade oral e gagueira e crianças (retardo de linguagem, distúrbio articulatório e distúrbios de leitura e escrita). Para tanto, realizo entrevistas com o paciente e/ou responsáveis, provas específicas de avaliação, devolutiva e sessões de terapia fonoaudiológica, como técnicas de trabalho.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS PATOLOGIAS ATENDIDAS NO CONSULTÓRIO?

Atraso no desenvolvimento da linguagem
Troca de sons na fala
Distúrbios da linguagem oral e escrita
Gagueira
Dificuldades de aprendizagem (leitura e escrita)
Alterações vocais (nódulo,fenda...)
Motricidade oral (respiração oral, deglutição atípica)
Aprimoramento da Comunicação Oral (pessoas que desejam aperfeiçoar a comunicação oral: professores, cantores, palestrantes, atores, entre outros.)

COMO OCORRE O ATENDIMENTO FONOAUDIOLÓGICO?

O processo de atendimento inicia-se com uma entrevista inicial que tem por objetivo coletar informações direcionadas para a investigação da queixa trazida pelo paciente e/ou seus responsáveis. Em seguida realiza-se a avaliação fonoaudiológica, onde serão analisados os dados colhidos na entrevista inicial e, por meio de provas específicas, serão observadas as habilidades envolvidas no processo comunicativo do paciente. Durante a avaliação clínica pode solicitar exames complementares para otimização do diagnóstico. Ao final da avaliação (que em geral acontece entre uma ou mais sessões, dependendo de cada caso) ocorre a devolutiva, momento em que será explicado ao paciente e/ou seus responsáveis quais foram as características do desenvolvimento e dificuldades observadas durante o processo de avaliação e qual a conduta terapêutica a ser seguida. Após a devolutiva, inicia-se a terapia fonoaudiológica, que visa auxiliar o paciente compreender suas dificuldades e reabilitá-las de forma adequada.

As sessões de terapia fonoaudiológica têm duração de 30 a 45 minutos e ocorrem semanalmente ou duas vezes por semana.

Fga. Paula Aoki
CRFa.8264-PR É fonoaudióloga clínica, formada pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) ano de 2002, atuando parte clínica desde 2002.
 
redes sociais
 
localização