Paula Aoki | Fonoaudióloga

DICAS

ORIENTAÇÕES SOBRE FALA EM CRIANÇA

GAGUEIRA: até os 3 anos e 6 meses é normal que a criança apresente alguma alteração na velocidade da sua fala, repetindo alguns sons,tanto no começo ou meio da palavra, mas com o passar da idade, essa alteração terá que desaparecer, caso persista sugere-se que a família procure orientação do fonoaudiólogo.

FALA: a criança tem até os 4 anos e 6 meses para adquirir todos os sons da fala, caso não adquira sugere-se que consulte o fonoaudiólogo para que possa receber as orientações necessárias para que não venha ocorrer maiores atrasos no desenvolvimento da fala.

DICAS PARA VOCÊ SER AMIGO DE SUA VOZ

Fale sem esforço e articule bem as palavras
Mantenha uma boa postura corporal ao falar ou cantar
Beba 2 litros de água diariamente
Durma bem
Tenha uma alimentação saudável rica em frutas e proteínas
Use vestuário confortável
Procure reduzir a quantidade de fala durante quadros gripais, crises alérgicas e período pré-mestrual

Evite falar por longos períodos, principalmente em ambientes ruidosos
Evite pigarrear, gritar e dar gargalhadas exageradas
Evite ingerir leite e derivados, bebidas gasosas, chocolate antes de utilizar a voz continuamente
Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas
Cuidado ao cantar inadequadamente ou abusivamente
Esteja atento aos primeiros sintomas de alteração vocal como cansaço, ardor ou dor ao falar, falhas na voz, mudança de tom, pigarro e rouquidão
Evite ingerir álcool em excesso, bem como outras drogas No caso de problemas vocais, procure um fonoaudiólogo e um médico otorrinolaringologista





Dicas para melhorar a dicção!

Se você quiser ser levado a sério no mundo dos negócios e pessoalmente, você deve ser capaz de falar com clareza e confiança. Muitas pessoas ficam na escola e faculdades sem colocar tempo suficiente para melhorar suas habilidades de falar em público. Como resultado, quando têm de falar com colegas de trabalho ou fazer apresentações, eles não têm as habilidades que fazem as pessoas de negócios e de destaque verdadeiramente eficazes. Felizmente, tornar-se um melhor orador público não é difícil, apenas exige a prática regular de algumas técnicas importantes.

Use a lentidão ao falar e praticar seus exercícios de dicção

Fale rápido demais e você corre o risco de parecer estar resmungando e atrapalhando as partes das palavras que precisam ser claramente definidas. Leve o seu tempo e se concentre na clareza, e, eventualmente, você será capaz de falar com clareza e rapidez.

Trabalhe em pronunciar as consoantes em palavras com clareza

Basta certificar-se de que elas são precisas e que não se misturam em outras palavras. Existem muitas sequências de frases, poesias e sons que você pode repetir para praticar essa pronúncia.

Praticar o seguinte exercício para ajudar deixar sua boca mais móvel

Exagere os movimentos para tentar deixar sua boca trabalhando mais articulada, afim de construir os músculos. Use frases, movimentos com a face e boca, sons exagerados.





Bons oradores são aqueles que conseguem ter uma boa habilidade com a fala. E ao saber como praticar, você pode se tornar cada vez mais habilidoso e impressiona as pessoas.

Na dúvida ou na insegurança, procure um profissional!

O profissional especialista na fala e dicção é o fonoaudiólogo. Algumas sessões podem te ajudar muito, principalmente se você tem problemas mais sérios, como língua presa ou alguns sons que saem confusos. Principalmente quem está com muitas dificuldades em lidar com a pronúncia correta de uma língua estrangeira, um fonoaudiólogo pode ajudar bastante.

Fga. Paula Aoki
CRFa.8264-PR É fonoaudióloga clínica, formada pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) ano de 2002, atuando parte clínica desde 2002.
 
redes sociais
 
localização