Paula Aoki | Fonoaudióloga

Motricidade Orofacial



Motricidade Orofacial
É a área da Fonoaudiologia que estuda a musculatura dos lábios, língua, bochechas e face e as funções a elas relacionadas, como a respiração sucção, mastigação, deglutição e fala. Atua na prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de pessoas com comprometimento destas funções e também pode atuar no aprimoramento da estética facial.

O que é Motricidade Orofacial?
Motricidade Orofacial é uma das áreas da Fonoaudiologia voltada para o estudo/pesquisa, prevenção, avaliação, diagnóstico e tratamento de alterações estruturais e funcionais da região da boca (oro) e da face (facial) bem como da região do pescoço.

Quais os principais problemas relacionados à motricidade orofacial?
Como principais problemas relacionados à motricidade orofacial podemos citar as alterações na respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala, assim como na posição dos lábios, da língua e das bochechas.

Qual a relação entre a alimentação e a fala?
Durante a alimentação, a criança exercita a musculatura orofacial e estimula o crescimento da facial. Desta forma, a sucção e a mastigação adequadas evitam alterações dentárias e dificuldades na movimentação de estruturas como lábios e língua, fundamentais para a produção dos sons da fala.

Por que algumas crianças pequenas só gostam de comer alimentos bem macios?
A preferência por alimentos macios pode estar relacionada à redução da força dos músculos da mastigação. Algumas crianças preferem alimentos com esse tipo de consistência porque assim não necessitam fazer um grande trabalho mastigatório. Devemos estimular a alimentação com diferentes consistências desde cedo, como forma de fortalecer a musculatura orofacial e proporcionar o desenvolvimento harmonioso da face.

O que é ceceio?
O ceceio anterior corresponde a uma distorção da fala caracterizada pela colocação da língua entre os dentes da frente durante a produção dos sons de /s/e/z/.

Mastigar de um lado só pode ser prejudicial?
Sim. Ao mastigar somente de um lado, também trabalhamos os músculos de apenas um lado do rosto. Isso faz com que haja uma assimetria facial com o passar do tempo. Além disso, a mordida pode ficar alterada e a articulação temporomandibular (articulação que une a mandíbula ao crânio e permite que a boca se abra e feche) do lado oposto ao da mastigação pode sofrer uma sobrecarga.

O que pode causar a mordida aberta?
A mordida aberta corresponde a um problema de oclusão de causa multifatorial. Podem ser citadas como causas a presença de hábitos nocivos (como sucção de dedo ou chupeta) e os distúrbios funcionais (como respiração oral e pressão inadequada da língua em posição habitual, durante a deglutição e/ou fala)

O tratamento fonoaudiológico deve ocorrer antes ou depois do tratamento ortodôntico?
O trabalho ortodôntico e fonoaudiólogo estão intimamente relacionados, ou seja, um interfere e depende diretamente do outro. Cada caso deve ser analisado e discutido pelos profissionais envolvidos. O fonoaudiólogo, por meio da terapia miofuncional orofacial, promove a adequação da musculatura e das funções orofaciais, favorecendo a estabilidade dos casos tratados por ortodontistas e evitando que as alterações dentárias voltem a ocorrer após a retirada do aparelho.

Referência: Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia

Fga. Paula Aoki
CRFa.8264-PR É fonoaudióloga clínica, formada pela Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) ano de 2002, atuando parte clínica desde 2002.
 
redes sociais
 
localização